Medicina de Tráfego

Como surgiu a Medicina de Tráfego

Os acidentes de trânsito e suas consequências e sequelas já impressionavam os médicos legistas durante seu congresso de Medicina Legal em Nova York em 1960.

Assim, fundou-se neste mesmo ano de 1960, em San Remo na Itália, a Associação Internacional de Medicina de Tráfego (ITMA – International Traffic Medicine Association).

No Brasil, a Medicina de Tráfego teve início com a fundação da ABRAMET. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, em 19 de agosto de 1980.

A entidade reúne os especialistas, fomenta e desenvolve estudos e pesquisas e realiza ações para prevenção de acidentes decorrentes da mobilidade humana.

Busca também soluções para reduzir as sequelas e consequências dos sinistros de trânsito.

A Medicina de Tráfego é reconhecida como especialidade Médica pela Associação Médica Brasileira (AMB). Pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM – vinculada ao MEC).

A Comissão Mista de Especialidades (CFM,AMB,CNRM) inclui a Medicina de Tráfego entre as 54 Especialidades Médicas reconhecidas no Brasil. (Resolução CFM no. 1.634/2002) sendo a 18ª Especialidade com maior número de médicos.

Áreas de atuação da Medicina de Tráfego

São muitas as áreas de atuação.

Merece destaque a área preventiva, que identifica os fatores etiológicos dos acidentes, avalia a capacidade e as condições dos candidatos e condutores no intuito de identificar os riscos à direção veicular e dar a correta resolução às situações encontradas.

O estudo e divulgação dos índices de morbidade e mortalidade, além do levantamento dos fatores de risco e patologias que possam interferir na direção veicular, fazem parte das ferramentas de atuação na medicina preventiva de tráfego.

O especialista em Medicina de Tráfego trabalha com programas preventivos e campanhas educativas para redução de acidentes de trânsito.

Exame de Aptidão Física e Mental (EAFM)

O exame de aptidão física e mental (EAFM) é realizado com os candidatos na primeira habilitação e, também, nos condutores quando realizam a renovação ou mudanças de categorias da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Nesta área o Médico de Tráfego atua junto aos Departamentos de Trânsito como uma verdadeira ‘porta de entrada’ ao candidato e condutor que queiram se habilitar ou renovar sua habilitação.

Do trabalho adequado do Médico Especialista é que se pode ter o afastamento temporário ou definitivo do candidato ou condutor que não possui as condições de saúde adequadas para direção veicular ou que possa representar risco à si mesmo ou aos outros envolvidos na mobilidade do trânsito.

Outras Áreas da Medicina de Tráfego

Várias áreas com oportunidades de atuação:

  • Medicina de Tráfego curativa

  • Legal

  • Ocupacional

  • Securitária

  • Medicina do Viajante

  • Aeroespacial

  • Aquaviária

  • Ferroviária

Formação em Medicina de Tráfego

A formação em Medicina de Tráfego se dá por duas formas. Residência Médica (disponível somente em SP ou RJ) através de concurso público com dedicação integral por dois anos. Ou então através de Curso de Treinamento em Medicina de Tráfego com duração equivalente à Residência Médica. E por sua vez, que seja previamente reconhecido pela ABRAMET.

Salienta-se que cursos de Pós-graduação lato sensu não contemplam as exigências necessárias. Desta forma, não pode ser considerado como pré-requisito para realização da prova de Título de especialista em Medicina de Tráfego. E também não propiciam condição para inscrição na prova.

Clique aqui para saber mais sobre o Curso

Cursos de Medicina de Tráfego

O curso de Treinamento em Medicina de Tráfego do IBEPEM, com sede na Vila Olímpia em São Paulo é referencia em qualidade de ensino no país. Pois são reconhecidos pela ABRAMET e recomendados pelos maiores especialistas da área.

Assim, a excelência e rapidez no atendimento, as instalações e equipamentos novos e de tecnologia de ponta são destaque.

Equipe de professores do Curso de Medicina de Tráfego

A equipe de professores conta com Especialistas, Mestres, Doutores e Pós Doutores. Estes por sua vez, são os autores das principais obras técnicas e maiores autoridades do Brasil na especialidade.

O índice de aprovação dos nossos alunos em provas de título e outros concursos é elevadíssimo, ultrapassando a marca de 90%.

Se não bastasse isso, o IBEPEM é o único instituto de ensino a oferecer suporte 24 horas, 7dias na semana. Logo, o acesso se dá direto à coordenação do curso e professores. O diferencial se torna ainda maior com a manutenção desse suporte técnico científico após o término do curso!

O aluno do IBEPEM soluciona problemas e tira suas dúvidas mesmo após concluído o curso!

Contato

Medicina de Tráfego é garantia de qualidade de vida para a comunidade e especialmente para o profissional médico!

IBEPEM – Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa

R. Funchal, 418 – 35 andar – Vila Olímpia- São Paulo – SP

11 5199 1777 | 11 957 862 888

contato@ibepem.com.br
horário de funcionamento: das 09:00 às 17:00