Medicina de Tráfego

Como surgiu a Medicina de Tráfego

Os médicos legistas ficavam impressionados com as vítimas de acidentes de trânsito que chegavam às suas mãos. Assim, sensibilizados por essa trágica evidência criaram no ano de 1960 o Congresso de Medicina Legal em Nova York.

Contudo deste congresso  fora instituído uma associação médica específica para atuar nos acidentes de tráfego.

Então fundaram, no mesmo ano, em San Remo – Itália, a Associação Internacional de Medicina de Tráfego (ITMA – International Traffic Medicine Association).

No Brasil, a Medicina de Tráfego teve início com a fundação da ABRAMET. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, em 19 de agosto de 1980.

A entidade congrega os especialistas, desenvolvendo ações, estudos e pesquisas. Desta forma, visa à prevenção de acidentes decorrentes da mobilidade humana.

Portanto, seu objetivo principal é a busca por evitar ou mitigar a dor de acidentes deste tipo.

A Medicina de Tráfego é reconhecida como especialidade Médica pela Associação Médica Brasileira (AMB). Pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM – vinculada ao MEC).

A Comissão Mista de Especialidades (CFM,AMB,CNRM) inclui a Medicina de Tráfego entre as 54 Especialidades Médicas reconhecidas no Brasil. (Resolução CFM no. 1.634/2002) sendo a 18ª Especialidade com maior número de médicos.

Áreas de atuação da Medicina de Tráfego

São muitas e destaca-se a área preventiva, que identifica os fatores etiológicos dos acidentes. Assim, esta área define os grupos de condutores/motoristas de alto risco.

Portanto, estuda e aponta os índices de morbidade, mortalidade e o número de incapacidades produzidas pelos acidentes de trânsito.

Desta forma, trabalha com os programas de prevenção e campanhas educativas para redução de acidentes de trânsito.

Exame de Aptidão Física e Mental (EAFM)

O exame de aptidão física e mental (EAFM) é realizado com os candidatos na primeira habilitação. Todavia, também é aplicado com os condutores quando realizam a renovação ou mudanças de categorias da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Desta forma é de grande importância.

Visto que a adequada avaliação médica permite o afastamento temporário ou definitivo do condutor de veículo. Ou ainda, o candidato a condutor, portador de doença de risco para a segurança de trânsito.

Outras Áreas da Medicina de Tráfego

Além da área de atuação preventiva, outras áreas também merecem destaque como por exemplo:

  • Medicina de Tráfego curativa
  • Legal
  • Ocupacional
  • Securitária
  • Medicina do Viajante
  • Aeroespacial
  • Aquaviária
  • Ferroviária

Formação em Medicina de Tráfego

A formação em Medicina de Tráfego se dá por duas formas. Residência Médica (disponível somente em SP ou RJ) através de concurso público com dedicação integral por dois anos. Ou então através de Curso de Treinamento em Medicina de Tráfego com duração equivalente à Residência Médica. E por sua vez, que seja previamente reconhecido pela ABRAMET.

Salienta-se que cursos de Pós-graduação lato sensu não contemplam as exigências necessárias. Desta forma, não pode ser considerado como pré-requisito para realização da prova de Título de especialista em Medicina de Tráfego. E também não propiciam condição para inscrição na prova.

Clique aqui para saber mais sobre o Curso

Cursos de Medicina de Tráfego

O curso de Treinamento em Medicina de Tráfego do IBEPEM, com sede na Vila Olímpia em São Paulo é referencia em qualidade de ensino no país. Pois são reconhecidos pela ABRAMET e recomendados pelos maiores especialistas da área.

Assim, a excelência e rapidez no atendimento, as instalações e equipamentos novos e de tecnologia de ponta são destaque.

Equipe de professores do Curso de Medicina de Tráfego

A equipe de professores conta com Especialistas, Mestres, Doutores e Pós Doutores. Estes por sua vez, são os autores das principais obras técnicas e maiores autoridades do Brasil na especialidade.

O índice de aprovação dos nossos alunos em provas de título e outros concursos é elevadíssimo, ultrapassando a marca de 90%.

Se não bastasse isso, o IBEPEM é o único instituto de ensino a oferecer suporte 24 horas, 7dias na semana. Logo, o acesso se dá direto à coordenação do curso e professores. O diferencial se torna ainda maior com a manutenção desse suporte técnico científico após o término do curso!

O aluno do IBEPEM soluciona problemas e tira suas dúvidas mesmo após concluído o curso!

Contato

Medicina de Tráfego é garantia de qualidade de vida para a comunidade e especialmente para o profissional médico!

IBEPEM – Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa

R. Funchal, 418 – 35 andar – Vila Olímpia- São Paulo – SP

11 5199 1777 | 11 957 862 888

contato@ibepem.com.br
horário de funcionamento: das 09:00 às 17:00